Projeto Vertentes Agência de Notícias é aprovado pela Fapemig
Criada há 4 anos, a Vertentes Agência de Notícias (VAN) foi aprovada como Programa de Extensão da UFSJ pela Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig). O projeto foi criado pelos alunos da primeira turma da disciplina Jornalismo Internacional do curso de Comunicação Social da UFSJ e apresentado durante o congresso Intercom Sudeste/2011.
Até então, o objetivo da agência consistia basicamente em abastecer a mídia regional com notícias de temas variados. Recentemente a VAN se tornou um Programa de Extensão e agora é apoiado financeiramente pela Fapemig. A agência reformulou sua forma de trabalhar; renovando e melhorando os quatro eixos que têm o papel de garantir o bom desempenho do projeto.
O primeiro é a revisão de conteúdos coordenada pela professora Filomena Bonfim. As notícias produzidas pelos alunos integrantes passam por uma revisão jornalística e uma ortográfica, realizadas pelo aluno de Comunicação Social Willian Carvalho e pela aluna de letras Bruna Cristina Braga. A Educomunicação é o eixo trabalhado pelo professor Paulo Caetano. A Assessoria de Comunicação é o eixo coordenado pelo Professor Ivan Vasconcelos, cuja bolsista Bárbara Barreto procura garantir o reconhecimento das mídias regionais para com a Vertentes Agência de Notícias, assim como gerar uma maior captação de conteúdo dessas mesmas mídias.
“Nós não cobramos pelo conteúdo, mas solicitamos que apareça o crédito da VAN para garantir visibilidade para a agência”, relata Filomena Bonfim, coordenadora geral do programa. O eixo de informática é interdisciplinar e é a grande novidade do programa após a aprovação pela Fapemig. Coordenado pela professora Alessandra de Falco e pela professora de Ciências da Computação Elisa Albergaria Tuler, a bolsista Patrícia Brito tem como desafio substituir o blog da agência por um site com a identidade do público alvo.
Atualmente 18 alunos compõem a equipe da Vertentes Agência de Notícias, sendo 3 bolsistas remunerados pela Fapemig e dois pela Proex. A Fundação tem como missão apoiar e fomentar projetos que sejam considerados relevantes para o desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social do estado. Bárbara Barreto, aluna do quinto período de Jornalismo e bolsista no projeto, revela que é muito gratificante saber que um projeto do qual ela participa é agora financiado por uma fundação de tamanha importância.
“Já trabalhava na VAN como voluntária e é uma experiência profissionalmente enriquecedora. Antes, eu produzia matérias. Agora, estou na área que eu realmente tenho preferência. Só tenho expectativas boas. É muito bom ver um projeto que comecei no segundo período crescer. É bacana entender que eu faço parte desse crescimento”.
Além de fornecer conteúdo para a mídia regional, a aprovação do projeto pela Fapemig e também pela Proex propiciou um novo gancho de atuação da VAN. Com a proposta educomunicativa já existente, os integrantes do projeto começaram a desenvolver na Escola Estadual Garcia de Lima um trabalho de percepção crítica dos veículos de comunicação atuantes no mercado. A ideia é desconstruir a total veracidade que as pessoas, principalmente as crianças e adolescentes, enxergam nos grandes meios midiáticos por meio de atividades e dinâmicas educativas. Nesse projeto trabalham três alunos: Sávio Augusto Souza, Sylvia Reis e Delcimar Ribeiro, todos do curso de Jornalismo.