Debate propõe discussão sobre manifestações em São João del-Rei

Acontece hoje o primeiro debate sobre as manifestações que engajaram cerca de quatro mil pessoas em São João del-Rei, na última terça-feira. O encontro pretende reunir alunos, professores e demais interessados no tema, a partir das 19 horas, na sala 2.11 do prédio de Administração do Campus Tancredo Neves da UFSJ.

Foto: Marcelo Alves


Motivada pelos grandes movimentos que tomam conta de todo o país, a manifestação que tomou as ruas de São João del-Rei reivindicava principalmente melhorias no transporte público e a carência de investimentos nos setores de educação e saúde da cidade. Após o sucesso de público do ato e a recente diminuição no valor da tarifa do transporte público – de R$ 2,25 para R$ 2,10 -, é chegada a hora de avaliar o saldo e estabelecer eventuais novas metas.

O Debate gira em torno do tema “#ProtestoSJDR, e agora?”, e propõe a discussão de ações e medidas a serem tomadas a partir da grande repercussão do protesto. Serão levantadas questões como: qual a forma ideal de conceber a estrutura da democracia representativa diante de um movimento tão grande sem um líder ou comando central? O que esperar a partir de agora? Como lidar com a divulgação de notícias que não procuram entender o fenômeno de forma mais ampla? Qual o papel do jornalista em coberturas ao vivo de fatos como esse?

Estão confirmadas as presenças dos professores Adelaine LaGuardia (Letras), Adilson Siqueira (Teatro), Afonso de Alencastro (História), Euclides de Freitas Couto (Sociologia), José Luiz de Oliveira (Filosofia), Maria de Fátima Aranha Queiroz (Psicologia) e Paulo Henrique Caetano (Jornalismo/Pró-reitor de Extensão), além dos alunos do curso de Comunicação Social que se responsabilizaram pela cobertura colaborativa da manifestação. A iniciativa ficou por conta da coordenação do Programa de Extensão VAN – Vertentes Agência de Notícias.


Redação: Isadora Brito
Mosaico Comunicação Jr. 
Edição: Pedro D’Angelo