Van e suas novas práticas Jornalísticas
O jornalismo nos tempos modernos passou por algumas modificações que exigiram mudanças no processo de produção jornalística. A busca por atualização, agilidade, instantaneidade e interatividade, características do jornalismo, levou a adaptação dos meios de comunicação as necessidades atuais da profissão.
Neste contexto, a Vertentes Agência de Notícias ( Van), vêm utilizando de novas narrativas, em formatos diferentes que só o texto escrito no portal de notícias – http://www.vanufsj.jor.br/ -. “Nesta nova fase, a VAN pretende se enquadrar às mudanças que o jornalismo vem passando, ou seja, nós não podemos estar mais focados apenas no texto escrito.” Diz, O editor de conteúdos da Van, Richardson Freitas. Assim, pretendem “aumentar o público e expandir a Van. ”
Através, de uma parceria com o curso de computação,foi que a Van, conseguiu sua ex bolsista, Patrícia Brito, já formada. Patrícia, trabalhou na atualização e mudança do site da Van. O curso dela a prepara para ser uma programadora, porém ao pensar em como mudar o site, a professora Filomena diz que ela teve que entender o trabalho do jornalista.
Com a formatura de Patrícia, a Van teve que abrir novo edital para bolsista de multimeios. Foi selecionada, a Laila Zin, estudante do curso de jornalismo. Laila, vêem deixando a agenda da Van mais “alternativa” e ” colorida”, segundo Filomena.
Em sua nova proposta, de interatividade e dinamismo a Van está no Facebook, Twitter, Instagram, youtube e no portal de notícias. E está utilizando das mídias de vídeo, podcast, infográficos, gráficos, tirinhas, áudio slides e ensaios fotográficos. Para a jornalista, Leila Pinheiro, ” o desafio para o repórter é criar uma narrativa adequada a cada suporte. ”
A bolsista de multimeios, Laila Zin, acredita que ” os infográficos e mapas ajudam o leitor a visualizar os dados de forma mais fácil e também servem para chamar mais atenção para certos aspectos da notícia. ” Por isso, tem dado certo e atraído o público universitário para a Van.
Sobre o objetivo da “Nova Van” e o resultado nos colaboradores
” A gente quer ser para a Vertentes o que a Reuters é para o mundo”,disse a coordenadora da Van, Filomena Bonfim. Declara isso, falando que é o desafio que puxa as pessoas para cima. Esse é um dos principais objetivos de repensar a Van: que a mídia das vertentes aproveitem o conteúdo da Van em diversos formatos e narrativas: podcast, vídeos etc. Para que isso aconteça as pautas são pensadas tendo em vista o interesse da população.
Desta maneira, o nome dos alunos vão ficar conhecidos na imprensa regional. E, eles tem a oportunidade de conhecer a prática jornalística na Van antes de fazerem as disciplinas. O que não desmerece o trabalho que vai ser feito com estes alunos quando forem fazer a disciplina com o professor responsável. Pelo contrário, segundo Filomena ” quando eles chegarem lá, vão poder explorar em profundidade o que o professor tem a oferecer”.
Andreza Maria de Cácia, colaboradora da Van, acredita que a Van “vem ganhando mais espaço como meio de comunicação, estamos buscando pautar diversos assuntos, que sejam de interesse dos leitores.”
Outro objetivo é trazer para a Van o público jovem, que estão nas redes sociais, querem as coisas simplificadas e são leitores scanners. E o jornalista neste caso, deve assumir o papel de selecionar e publicar o que é mais importante, visto que hoje todos podem ser produtores de notícias.
Novidades na prática
Segundo, Richardson Freitas, hoje em dia “o leitor deseja participar do conteúdo produzido.” Então, a Van passa a abrir espaço para que o leitor sugira pautas e eventos para a agenda – responsável por informar os acontecimentos regionais – .
A instantaneidade buscada pelo jornalismo, vai estar presente na Van, também pelo Instagram. Por meio, de postagens em tempo real, de vídeos e imagens dos eventos.
Neste novo tempo, a Van começa a caminhar junto com as mudanças que o jornalismo vem passando. Para isso, conta com colaboradores de diversas áreas de conhecimento e vêm trabalhando com eles de forma integrada, afim de atender as novas necessidades do mercado.
Por Gisele Puygcerver Pereira