Aluna abre empresa de design de Comunicação

Arte Jornalismo

Logo elaborada pela Anyl para a fanpage do curso

Você já deve ter reparado que nossa fanpage está de cara nova! A raposa atenta lendo notícias agora é a nossa simpática logomarca.

A criação da nova identidade visual foi feita pela Anyl, empresa recém-criada pela aluna do 7. período, Ana Martins, com seu namorado Kylmer Sebastian. A Anyl é uma agência de design de comunicação e criação artística, em que técnica e arte se misturam. A proposta da empresa é realizar uma “tradução” da marca para os clientes, a partir da comunicação visual.

A gente conversou com a Ana para saber como está sendo esse trabalho:

Site Jornalismo: Como surgiu a ideia de criar a Anyl?
Ana: A empresa surgiu com a ideia de produzir design gráfico de qualidade por um preço bacana pra quem quer investir em identidade visual mas não pode pagar um preço muito alto. Nós começamos a fazer uns trabalhos já em março, mas como estamos legalizando agora, deixamos pra divulgar para o público com mais segurança e uma base já estruturada.

SJ: Que trabalhos vocês já realizaram e o que têm aprendido com eles?
Ana: Fizemos a identidade para um amigo que também está começando seu negócio e quando recebemos o feedback dele em relação às vendas, sentimos que éramos capazes de oferecer um serviço diferenciado e ajudar pessoas como nós: empreendedores com pouco dinheiro. E fizemos a identidade visual da Semana Acadêmica de Jornalismo. Isso envolveu muita análise. Nós lemos e debatemos o conceito e isso envolveu cada detalhe: a paleta de cores, as formas, tudo para representar a história do jornalismo escrita e reescrita atualmente mais democrática e artística, e as ferramentas digitais e tecnológicas que ajudam esse fenômeno a acontecer. Design é mais do que uma técnica a ser aplicada, é arte e envolve muita criatividade pra funcionar bem pra todos os lados e a gente leva isso muito a sério.

SJ: E como foi trabalhar na identidade visual da fanpage do nosso curso?
Ana: Foi muito bom. Acho que quando a gente tem intimidade com algo, fica mais fácil representar isso. Tinha que ser moderno, porque o curso é novo, ter cores mais vivas porque o curso é caracterizado por uma diversidade em vários segmentos, mas ainda assim tem que ter relação com algo mais acadêmico, mais sério. Fui pesquisar e gostei da ideia de colocar a raposa, que é um dos símbolos do jornalismo e do jornalista, com as orelhinhas atentas enquanto lê o jornal. A fonte também passa essa ideia: ao mesmo tempo que é estética, tem personalidade e tenta fugir do “mais do mesmo”.

Nós agradecemos pela nossa página mais animada! A Anyl está só começando, mas já está fazendo bonito.

Texto: Dani da Gama