Educomunicação é promovida em escolas do ensino médio

A Vertentes Agência de Notícias – VAN UFSJ com o intuito de promover o uso dos meios de comunicação e ampliar a capacidade de expressão e o comprometimento social do indivíduo realiza a prática de atividades educomunicativas na Escola Estadual Doutor Garcia Lima em São João del-Rei. A iniciativa faz parte do projeto Reinventando o Ensino Médio (REM) onde os alunos aprendem o básico de práticas jornalísticas e como produzir conteúdos.

A atuação da Van no REM surgiu de um convite da professora de inglês, Ana Cristina, para os alunos do curso de Comunicação Social da UFSJ atuarem como mediadores junto a ela no projeto. O REM tem por objetivo repensar o Ensino Médio nas escolas estaduais propondo um currículo integrado com o mercado de trabalho. Os estudantes podem escolher dentre três opções voltadas para o áreas de empregabilidade além das matérias tradicionais.

A Educomunicação promovida pela VAN é responsável por dar continuidade a esse projeto e conta com três monitores: Delcimar Ribeiro, Silvia Reis e Déboráh Vieira. Estes auxiliam os alunos nos projetos práticos, mais quem realiza são os próprios alunos, que filmam com seus celulares e também utilizam dos materiais oferecidos pela escola.

O diferencial é que os alunos trabalham com os materiais que lhe são disponíveis. A intenção deste trabalho de educomunicação não é levar equipamentos potentes e profissionais a eles, mas sim fazer com que eles se comuniquem usando suas próprias ferramentas. ” Não adianta colocar técnica, aparelhagem moderna que não vão atender a necessidade deles, comunicação não é só aparelhagem você pode expressar de outras maneiras. A questão não é utilizar da técnica mais sim a essência dela.” fala Delcimar Ribeiro, estudante de jornalismo do 6º período.

Neste semestre os alunos estão envolvidos com a produção de eventos e o conteúdo produzido vai para a aba de educomunicação do site da VAN.

Redação: Gisele Puygcerver
Edição: Sarah Rios