Pesquisa: oito projetos de Iniciação Científica aprovados no curso

A passagem de um aluno pela universidade vai muito além do aprendizado em sala de aula, abrangendo também atividades voltadas para a pesquisa e extensão, com o objetivo de formar profissionais mais críticos e bem preparados. Para isso, iniciativas como a participação de um programa de Iniciação Científica são essenciais. No curso de jornalismo da UFSJ oito projetos foram aprovados no último edital da PROPE, que vão se propor a estudar e analisar temas que vão desde a relação entre a mídia e a política até o uso de tirinhas como fonte informacional.
O projeto da aluna do 7º período Nara Nunes irá discutir a publicidade na sociedade de consumo a partir da análise do filme “Amor por Contrato”. A ideia surgiu durante as discussões da disciplina de Análise Crítica da Mídia ministrada pelo professor Cristiano Otaviano. Ele orientará a aluna através do estudo de como a propaganda aciona mensagens que acabam estimulando o consumismo e construindo estereótipos de modelos de vida, de felicidade e de bem estar. “Esse tema sempre me intrigou, pois não fica apenas no âmbito teórico, mas extrapola a teoria e invade a vida real. Ou seja, assim como todos, eu também sou refém desse processo e poder compreendê-lo melhor foi o que me fascinou”, explica Nara.
Segundo Cristiano, o desenvolvimento de pesquisas é essencial para se desenvolver o senso crítico do aluno e buscar maneiras melhores e inovadoras de se praticar a profissão: “Nós não estamos aqui para nos tornarmos meros técnicos. Nós temos que ter uma análise crítica sobre aquilo que estamos trabalhando”, analisa o professor.
Já o professor Luiz Ademir de Oliveira está orientando a aluna do 3º período Thaís Pereira Lacaz com o projeto “A disputa presidencial de 2014 na tela da televisão: uma análise das estratégias dos candidatos no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral” na área de mídia e política. Para ele, as ciências humanas e sociais estão precisando muito de qualificação e a iniciação científica é uma forma de se alcançar isso.
Luiz aponta ainda que a iniciativa não é importante somente para os alunos que querem seguir a área acadêmica e se familiarizar com as técnicas de pesquisa e produção de artigos, mas para todo profissional de comunicação: “Quem faz uma pesquisa de iniciação científica na área de comunicação e política certamente vai ter uma visão bem mais ampla da cobertura política e conseguir ser um jornalista muito mais crítico”, ressaltou.
Como participar:
O aluno que estiver pensando em desenvolver uma Iniciação Científica deve procurar um professor da área de interesse para o ajudar no processo de desenvolvimento do projeto que deve ser aprovado segundo os editais da universidade. Instituições de fomentação de pesquisas como o CNPq e a FAPEMIGoferecem bolsas para que os alunos possam desenvolver melhor suas pesquisas e a UFSJ disponibiliza uma série de auxílios para as apresentações dos trabalhos e a participação de congressos.
O edital para inscrição de projetos no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cinetífica – PIBIC/FAPEMIG/UFSJ e do Programa Institucional de Iniciação Científica – PIIC para o próximo ano já foi publicado e as inscrições estarão abertas no período de 11 de agosto a 15 de setembro. Essas e outras informações podem ser encontradas no site da PROPE.
Lista de Projetos Aprovados:
PIBIC/CNPq/UFSJ – Edital 001/2014
A repercussão do centenário de Marshall McLuhan no campo da Comunicação Social: um recorte dos eventos comemorativos da data no Brasil – Ana Claudia Silva Lima, 5º período – Orientação de Filomena Bonfim
A disputa presidencial de 2014 na tela da televisão: uma análise das estratégias dos candidatos no Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral” – Thaís Pereira Lacaz, 3º período – Orientação de Luiz Ademir Oliveira
As ferramentas digitais de produção de conteúdo utilizadas pelos veículos de comunicação online em Juiz de Fora-MG – Maria Clara Nadur Varginha, 5º período – Orientação de Alessandra de Falco
PROPE/PIIC – Edital 001/2014
Produção e divulgação de tirinhas na Vertentes Agência de Notícias (VAN) – Bruna de Faria, 5º período – Orientação de Alessandra de Falco
Imaginários sociodiscursivos sobre a periferia nas letras de rap do grupo Facção Central – João Marcos Coelho El Yark, 5º período – Orientação de Ivan Vasconcelos

Brasil, o país do futebol: uma análise da projeção de imaginários sociodiscursivos em notícias organizacionais veiculadas pela FIFA a 100 dias da Copa do Mundo 2014 – Maria Clara Lauar Claret Lima, 5º período – Orientação de Ivan Vasconcelos

Amor por Contrato: A construção do consumismo na sociedade do espetáculo – Nara Barros Nunes , 7º Período – Orientação de Cristiano Otaviano

A poesia prevalece? O Teatro Mágico e o papel da internet no mercado fonográfico – Juliana Reis de Sousa, 3º Período – Orientação de Cristiano Otaviano

Texto: Luana Levenhagen
Edição: Sarah Rios