Disciplina do curso de Jornalismo realiza atividade fotográfica em Tiradentes
No último sábado (22), foi realizada a 4ª edição do Cartografias de Primavera – Explorações Fotográficas. O passeio é organizado pela professora de Fotojornalismo, Kátia Lombardi, com o objetivo de explorar a região do Campo das Vertentes, além de possibilitar a confraternização entre estudantes, professores e comunidade. Neste ano, a atividade ocorreu na cidade de Tiradentes e contou com a participação de cerca de 30 pessoas.
O passeio é destinado tanto para os alunos inscritos na disciplina, quanto para os demais estudantes da UFSJ e pessoas da comunidade interessadas em fotografia. De acordo com a organizadora, o passeio surgiu de uma demanda da disciplina de Linguagem Fotográfica (currículo antigo) – devido o curso ser noturno, foi necessário fazer uma atividade diurna e fora da sala de aula, levando em consideração que para aprender a fotografar, é preciso prática.
A edição deste ano procurou mostrar Tiradentes fora da rota turística, mostrando lugares que são pouco conhecidos, ou passam despercebidos. Os participantes puderam usar qualquer tipo de equipamento fotográfico. O evento não requer domínio técnico e câmeras profissionais. Para Kátia, “o importante é a criatividade e a sensibilidade do olhar de cada um. É uma atividade mais livre, voltada para o descondicionamento do olhar. A ideia era muito mais prestar atenção no ambiente que nos circunda, olhar a luz, a composição, o momento certo de apertar o disparador”, afirmou.
Nas edições anteriores foram exploradas a Trilha do Carteiro (2015), parte histórica de Tiradentes (2016) e a Cachoeira do Mangue (2017), contando com o apoio do técnico e dos monitores do Laboratório de Fotografia, o Labfoto. As fotografias do passeio participarão de um concurso. Na próxima semana as fotos serão projetadas no corredor do prédio do curso, durante o intervalo das aulas, momento em que os presentes serão convidados a votar na melhor imagem. Haverá premiação para os três primeiros colocados e publicação no jornal-laboratório, Ora pro Nobis. Desta forma, é possível conectar o Cartografias de Primavera com outros projetos do curso de Comunicação Social – Jornalismo.
Texto e foto: Carla Marques
Edição: Arthur Raposo Gomes