Ex-aluno do curso defende dissertação de Mestrado

dissertação marcelo alves
Marcelo Alves (24) fez parte da primeira turma que se formou no curso de Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em 2013. Recentemente o ex-aluno defendeu sua dissertação de mestrado com o tema “Vai pra Cuba!!! A Rede Antipetista na eleição de 2014”, na Universidade Federal Fluminense (UFF). Agora ele se prepara para a tese de doutoramento em comunicação pela UFF e conta um pouco sobre suas experiências.

Como você avalia o mercado acadêmico?
Marcelo: A separação entre mercado e academia reduz as possibilidades de inovação. Apesar de haver um pessimismo generalizado, acho que há motivos para ter boas expectativas. No entanto, é necessário um esforço de atualização constante e de entendimento multidisciplinar das dinâmicas sociais.

Quando estudava na graduação você tinha ideia sobre o mestrado?
M: Sim, passei anos preparando o currículo e o projeto para ingressar no mestrado.

O seu interesse pela política veio da faculdade? Se sim, através de que experiências?
M: Sim, desde a iniciação científica orientada pelo professor Luiz Ademir, tenho certeza de que minha área de atuação é a comunicação política.

Baseado em sua experiência, como você avalia o mercado para quem se forma em jornalismo hoje?
M: O mercado midiático está em forte transformação. Creio que pensar o jornalismo dissociado do campo da comunicação e dos estudos de mídia seja um erro gravíssimo, imposto pelas diretrizes currículares. O profissional que entender as mudanças sociais contemporâneas certamente encontrará posição. Porém, ainda é necessário um esforço maior da academia para jogar luz sobre as diversas mudanças pelas quais o jornalismo vem passando.

Quais seus planos daqui pra frente?
M: Estou envolvido em um amplo projeto de desenvolvimento teórico e prático na área de análise de redes sociais aplicada à comunicação político-eleitoral. Participo de atividades de pesquisa e de investigações empíricas das possibilidades de análise de dados provenientes das mídias sociais para orientar as estratégias de campanha política. Nesse contexto, faço parte da equipe da Vértice, empresa incubada na agência de inovação da UFF, com a finalidade de prestar consultoria a candidatos em âmbito nacional, regional e municipal.

Um trabalho realizado pela Vértice, do qual Marcelo fez parte como pesquisador, foi divulgado no início deste mês pelo blog Na Base dos Dados, do jornal O Globo. A pesquisa analisa quem são os políticos que hoje lideram a influência pelas redes sociais. Visite o
link.

Já, a dissertação completa você pode ler aqui.

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Da esquerda para a direita, Fabio Vasconcellos, Afonso Albuquerque, Marcelo Alves,
Marco Roxo e Diógenes Lycarião.

Texto: Tulio Moura
Fotos: Arquivo Pessoal