Já pensou em trabalhar na Folha? A Rebeca conta como é!
Aluna do Jornalismo UFSJ é selecionada para o 63° Programa de Treinamento de Jornalismo Diário da Folha.
No dia 1° de abril, a Folha de São Paulo divulgou em rede os trainees da 63ª turma de Jornalismo Diário da Folha. E para o orgulho do Jornalismo UFSJ, a Rebeca Oliveira, ex-aluna do curso formada em 2018, foi selecionada junto com outros 11, dentre 3.000 inscrições.
Rebeca começou no dia 25 de março e durante três meses vai acompanhar a rotina da Redação. Ela contou que sua rotina diária do treinamento é de segunda à sexta, de 10h às 18h. Basicamente, ela tem palestras e aulas sobre temas específicos sobre funcionamento do jornalismo da Folha.
“Temos uma agenda semanal com aulas de economia, direito, português, além das aulas práticas, onde escrevemos matérias. Nesta edição, eles resolveram fazer de forma diferente, cada trainee fica com uma editoria e eu fui escolhida para ficar na de redes sociais, comecei na sexta passada (05)”, conta ela.
O processo seletivo foi dividido em três etapas, sendo a primeira online. Nessa primeira etapa, foi uma prova de inglês, conhecimentos gerais e redação. Na segunda etapa, foi uma coletiva de imprensa onde os selecionados entrevistaram um jornalista e a partir disso, produziram um texto. Na terceira etapa, foi uma entrevista, presencial ou online. E ao fim do mesmo dia, eles enviaram o resultado.
Rebeca conta que a sua preparação não foi nada fácil, “a preparação foi um pouco difícil, pois eu tinha acabado de voltar para a casa dos meus pais em Guaratinguetá, depois de quatro anos em São João del-Rei. Enfrentar uma cidade maior que Guaratinguetá e São João foi um pouco assustador.”
Para Rebeca, foi uma honra e uma surpresa ser selecionada e claro, não poderia perder essa oportunidade. Para aqueles que se interessam em participar do programa, Rebeca dá uma dica de ouro: “fique atento com as datas de inscrição que são sempre divulgadas com antecedência. Além de saber se é isso o que você realmente quer e lembrando de dar o melhor de si. E, boa sorte!”
Após os três meses de treinamento, Rebeca terá que apresentar um projeto final que é uma reportagem especial, cujo tema ainda não pode ser revelado. Ficamos na torcida por você, Rebeca!
Texto: Clara Rosa