13 artigos aprovados no XII Politicom
Docentes, discentes e ex-alunos do Curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFSJ terão uma participação expressiva no XII Congresso Brasileiro de Comunicação e Marketing Político (POLITICOM), que ocorre nos próximos dias 17 e 18 de outubro na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Juiz de Fora – MG.
Dos 93 artigos aprovados nos cinco Grupos de Trabalho (GT”s), 13 são de autoria de pesquisadores da UFSJ. Os professores Luiz Ademir de Oliveira, Francisco Ângelo Brinati, João Barreto da Fonseca e Luciene Fátima Tófoli, além de apresentar trabalhos, também estarão na coordenação e relatoria dos Grupos de Trabalho.
O professor Luiz Ademir de Oliveira, que hoje é Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Comunicação e Marketing Político, entidade que organiza o Politicom, afirmou que a participação expressiva é importante para dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas na UFSJ. “Considero muito significativa a nossa participação no Congresso de Comunicação e Marketing Político. Temos 17 participantes, entre docentes, discentes e ex-alunos, o que revela que o curso de Comunicação – Jornalismo tem investido na produção científica qualificada. A presença no evento também dará visibilidade ao nosso trabalho e, claro, à UFSJ”, ressaltou.
Conforme informações do professor, boa parte dos artigos é resultado de pesquisas de iniciação científica, financiadas pelas agências de fomento – CNPq e FAPEMIG, além da própria UFSJ. Luiz Ademir informou, ainda, que, em função do grande número de pesquisas e produções na área de mídia e política, o projeto é criar um núcleo de estudos nesta área temática na UFSJ para criar interlocuções com outras instituições que já pesquisam a interface entre Comunicação e Política.
“Como temos mais de 10 pesquisas na área de mídia e política, a nossa intenção é, a médio prazo, criar um núcleo de estudos na UFSJ, para que futuramente possa, inclusive, tornar-se uma linha de pesquisa num mestrado em Comunicação da instituição”, disse. Em relação às temáticas trabalhadas, Luiz Ademir informou que há pesquisas sobre a cobertura política da imprensa, propaganda política e eleitoral e estratégias de marketing.
O foco, segundo o professor, inclui desde pesquisas em relação à imagem da presidenta Dilma Rousseff (PT) até questões locais como os programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) do então candidato Helvécio Reis (PT) à Prefeitura de São João del-Rei. O XII Congresso Brasileiro de Comunicação e Marketing Político inicia-se no dia 17 de outubro, às 9:00h, com o Colóquio Binacional Brasil-México de Comunicação – Mesa Redonda, que tem como debatedores Edgar Esquivel Solis (Universidad Autonoma Metropolitana – UAM, México), Sylvia Iasulaitis (UFSCAR) e Heloíza Mattos (USP).
Em seguida, há mostra de painéis “Colóquio Binacional Brasil-México de Comunicação Política” e, depois, sessão de lançamento de livros. Às 19h, é feita a solenidade de abertura do evento. Às 19h30, o tema “Comunicação eleitoral em perspectiva histórica – o cenário pós-democratização” é discutido numa mesa redonda, com a presença dos debatedores os professores Jairo Marconi Nicolau (UFRJ), Helcimara Telles (UFMG) e Adolpho Carlos Françoso Queiroz (Universidade Presbiteriana Mackenzie).
Na sexta-feira, na parte da manhã, acontecem as oficinas, e, na parte da tarde, de 14 as 18 horas, ocorrem as 10 sessões temáticas dos Grupos de Trabalho (GT’s). Às 19 horas, acontece o Festival de Jingles e Prêmio Sérgio Arapuã, seguido da mesa redonda “Comunicação, Partidos e Movimentos Sociais”, com a presença dos debatedores Luiz Ademir de Oliveira (UFSJ), Marcelo Soares Dulci (UFJF) e Gil Castilho (Associação Brasileira de Consultores Políticos).
As atividades acontecem no prédio da Faculdade de Comunicação (FACOM) da UFJF. Maiores informações estão disponíveis no site http://www.ufjf.br/facom/politicom-2013/. Abaixo a lista dos artigos dos docentes e alunos da UFSJ:
GT 1 – Propaganda Política e Ideológica
1. “Um estudo sobre os processos de construção da agenda do Portal Uol durante os protestos de junho 2013” – Marcelo Alves dos Santos Júnior
2. “Uma análise quantitativa das estratégias midiáticas acionadas por Dilma e Serra no HGPE em 2010” – Thamiris Franco Martins e Luiz Ademir de Oliveira
3. “(Des) construção da cidade de São João del-Rei e a proposta de mudanças: as principais estratégias no Horário Eleitoral do candidato Helvécio Reis (PT) em 2012” – Samuel Rabay e Luiz Ademir de Oliveira
4. “A popularidade de Vladimir Putin nos órgãos de comunicação russo-brasileiros” – Ricardo Rios e Luiz Ademir de Oliveira
5. “As estratégias dos candidatos à Prefeitura de São Paulo em 2012 a partir da construção de uma Narrativa Transmidiática” – Paulo Eduardo Assis Maia, Luciene Fátima Tófoli e Luiz Ademir de Oliveira
GT 2 – Marketing Político e Eleitoral
6. “A Construção da figura de Lula nos Jingles eleitorais de 1989 a 2006” – Vinicius Borges Gomes e Luiz Ademir de Oliveira
7. “As estratégias de comunicação e de marketing utilizadas pela Assessoria de Comunicação do Partido dos Trabalhadores (PT) de Minas Gerais” – Walquíria Domingues de Souza e Luiz Ademir de Oliveira GT 3 – Jornalismo Político e Eleitoral
8. “Ascensão e queda do “Defensor do Povo”: A construção da imagem do político Carlos Alberto Bejani pelos jornais impressos de Juiz de Fora-MG em 1988 e 2008” – Francisco Ângelo Brinati
9. “O Mensalão como debate eleitoral em Salvador e São Paulo na disputa de 2012: a cobertura feita pelo Portal UOL” – Thallysson Alves Ferreira Eliseu e Luiz Ademir de Oliveira
10. “A disputa de sentidos na construção da imagem de Aécio Neves como pré-candidato à eleição presidencial de 2014: do discurso institucional do site do PSDB às vozes dissonantes da cobertura da imprensa” – Mayra Regina Coimbra e Luiz Ademir de Oliveira
11. “A construção da imagem do governo Dilma Rousseff (PT) pelo Portal Uol em três momentos: alta popularidade, crise com a onda de protestos e o ressurgimento da presidenta no cenário público” – Luiz Ademir de Oliveira, André Frigo e Raquel Lopes (UFSJ)
GT 4 – Imagem, Opinião Pública e Democracia
12. “A Política da Vigilância” – João Barreto da Fonseca e Vanessa Maia Barbosa de Paiva
GT 5 – Comunicação Política, Pós-eleitoral e Governamental – Dr. Sérgio Trein (UNISINOS) – (09 trabalhos)
11. “De mulher para mulher: uma análise dos pronunciamentos da presidenta Dilma Rousseff às cidadãs brasileiras em cadeia nacional de televisão” – Fernando de Resende Chaves e Luiz Ademir de Oliveira