Alunos participam de palestra com o jornalista Caco Barcellos
Na última quarta-feira, 15, alunos do curso de jornalismo da UFSJ participaram de uma palestra com o jornalista Caco Barcellos. O evento foi uma parceria entre o Sindicato do Comércio de Barbacena, o Fecomércio, Sesc, Senac e Sebrae.
O renomado jornalista falou das experiências de vida e também das vivências ao longo de mais de 30 anos de carreira. Os 21 alunos que participaram tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o jornalista e também descobrir mais sobre a profissão. Alguns deles destacaram que isso os fez se apaixonar ainda mais pelo curso que escolheram. “Ouvir um pouco da experiência de quem é referência no que faz e no que a gente pretende fazer é sempre bom. Ele nos fez acreditar que ainda há salvação para a comunicação e que é possível fazer um jornalismo ético e humano”, destacou a estudante do 8º período, Mayra Coimbra.
Para Michele Carvalho, aluna do 4º período, eventos assim são de grande importância para quem está se graduando em jornalismo. “Trata-se de um momento único, capaz de instigar ainda mais a permanência no curso. Como pessoa me proporcionou grande motivação. Pude ter certeza que estou no curso certo e que ele é capaz de despertar o melhor em mim, como a ética, a integridade e o compromisso da informação para com o público”, destacou.
A estudante também ressaltou um momento em especial da palestra. “Me emocionei com uma das matérias que Caco fez na Angola, aonde mostrou o sofrimento, a fome e a violência de um país em guerra. Isso me fez refletir sobre minha própria vida e o sobre o “aparente” sofrimento que passamos”, ressaltou. Mayra Coimbra fez coro as palavras de Michele e completou dizendo que a palestra foi além do âmbito profissional. “O Caco Barcellos com toda sua simplicidade nos fez ver que a vida vai muito além de acumular dinheiro, de viver apontando dedos e achando que que não temos nada a ver com os problemas do mundo. Ele nos mostrou que podemos fazer um pouco por todos aqueles que sofrem, tornando nossa profissão mais humana”, finalizou.
Texto: Sarah Rios
Edição: Sarah Rios