Alunos realizam teatro sobre a era de ouro do rádio brasileiro

Foto: Jederson Lucas / divulgação


Os alunos do segundo período do curso de Comunicação Social da UFSJ encerraram neste semestre as atividades da disciplina de História do Jornalismo com apresentação de uma peça teatral sobre a história do rádio na década de 1940, conhecida como sua época de ouro. A peça é parte de um trabalho final da disciplina proferida pela professora Filomena Bonfim. O enredo foi dividido em quatro apresentações realizadas às sextas-feiras do dia 14 de novembro ao dia 5 de dezembro.

A proposta inicial da disciplina era o V Ciclo de Debates para a História do Jornalismo no Campo das Vertentes e uma prova final. Porém durante a apresentação de um trabalho, a professora notou a capacidade de expressão de seus alunos, em especial de uma estudante que gesticulava durante as apresentações e provocava em seus colegas risadas e aplausos. Como a alegria desta aluna contagiou toda a turma foi proposta a montagem de um teatro sobre a Rádio Nacional do Rio de Janeiro em substituição da prova. “O meu objetivo foi muito mais realizar com eles uma dinâmica a partir da qual eles nunca mais vão esquecer a disciplina não por causa das datas, da prova, mas por causa da dinâmica que a gente escolheu. E a dinâmica foi ao invés de fazer uma prova escrita eles tiveram que fazer uma peça em que eles encenavam a história de ouro do rádio” disse Filomena.  
A peça foi desenvolvida em quatro estágios com variados grupos de atores que alternavam nas funções de sonoplastia, iluminação, figurino e maquiagem. O enredo é construído em cima de dois planos: à direita a rádio, e a esquerda a família representada pelos alunos Thobias Pereira Vieira, Tatyana da Silva e a Andreza de Cácia. Estes personagens estiveram presentes em toda a trama interagindo com a rádio. Para a roteirista Déborah Vieira a princípio era um desafio transformar estudantes de jornalismo em atores e não foi pedido que eles decorassem o texto mais sim que compreendessem e incorporassem a cena. Deste modo ela tem certeza de que eles nunca vão mais esquecer o que aprenderam. Neste ponto a aluna concorda com a professora Filomena, “que foi um estudo muito mais profundo que uma prova” pois possibilitou aos alunos que o conhecimento permaneça com eles após o intervalo entre começar e terminar uma prova.
A produção demandou uma pesquisa histórica da época, inclusive realizaram uma pesquisa do contexto político para imitaram, como por exemplo, a cobertura da morte de Getúlio Vargas. Trataram também de outros temas como a Guerra Fria, relembraram as propagandas da época, além de levantamento de dados da vida de artistas e cantores.  Segundo o aluno Marcelo Alvarenga este trabalho alimentou o espírito de equipe da turma, promovendo a união: “Pra turma foi positivo em termos de trabalho de equipe, houve a divisão das tarefas, acho que a uniu mais, todo mundo participou, todo mundo teve contato.”
Durante estas quatro semanas de apresentação foram possíveis perceber as transformações do rádio.  Para o aluno Rafael Scaldini o rádio antigamente era a janela para o mundo externo, principalmente das pessoas mais do interior. Dentre as diferenças perceptíveis a linguagem é uma delas antes então rebuscada. “Nós estudamos: tente ser o mais claro possível na sua mensagem e naquela época usava palavras mais rebuscadas, criando o empostamento da voz”.
Na última semana, os alunos de História do Jornalismo encerraram a última peça sobre a decadência do rádio. Por fim, houve uma confraternização entre eles comemorando o resultado do trabalho.
TEXTO: Gisele Puygcerver Pereira
REVISÃO: Filipe Augusto