Conheça o novo professor do curso de Jornalismo

Natural de São Tiago, Douglas Caputo, 30, iniciou a sua graduação no curso de Jornalismo em 2009 pela Universidade Federal de São João Del Rei. Além da graduação no curso de Letras em 2003, Douglas fez Mestrado e neste ano passou no concurso para professor substituto das matérias de Fotojornalismo, Jornalismo Cultural e Metodologia de Pesquisa do curso de Comunicação Social da UFSJ.

Douglas conta que desde cedo se interessou pelo ofício jornalístico. Começou a trabalhar como repórter aos 18 anos para o primeiro jornal online de São João Del Rei, o jornal Ponte da Cadeia, enquanto cursava Letras. Atualmente trabalha para a SICOOB Credivertentes, conciliando a prática docente com a prática do mercado.

Douglas Caputo concluiu o seu Mestrado em Teoria Literária e Crítica da Cultura, sobre o jornalista são joanense Otto Lara Resende, analisando mais de 430 crônicas feitas no período em que o escritor trabalhou para a Folha de São Paulo. Durante o Mestrado, ele trabalhou como professor para o Estado lecionando para o Ensino Fundamental e Médio. Na opinião de Douglas, a principal diferença entre ser educador do Estado e de uma universidade federal está no perfil do aluno. Para o educador, no ensino superior os estudantes são mais independentes, “o professor não tem uma postura tão disciplinar, o aluno é quem corre atrás, o nosso papel é o de mediar o conhecimento”.

O mais novo professor do curso de jornalismo ressalta que o contato com as disciplinas e com os alunos tem sido imensamente gratificante, além de ser uma prática de intercâmbio de saberes. Já com planos de pesquisa, Douglas diz que pretende começar a trabalhar com alguns alunos na produção de artigos para a participação em Congressos. Ele reconhece que essa experiência é revigorante. “A gente sai da postura de aluno e assume o perfil de professor, devolvendo de certa forma e colocando em prática tudo o que foi aprendido” conta.

Redação: Nara Nunes
Edição: Marina Farias
Revisão: Alessandra de Falco