Grupo de Pesquisa da UFSJ discute a democratização da cultura

O curso de Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) possui vários programas e pesquisas, dentre eles está o Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Estudos Culturais, dirigido pelo professor Ivan Vasconcelos.
            
O grupo faz parte do Programa 5ª Cultural e conta com cerca de 15 alunos, destes, três são bolsistas. Segundo o coordenador do grupo, Ivan, o público varia, já que é aberto à sociedade. “No ano passado, por exemplo, ao todo, participaram do grupo 47 pessoas, dentre estudantes de Comunicação, Música, Administração e artistas locais”, comentou o professor.
A ideia do grupo veio com a necessidade de entender melhor a democratização  da cultura, objeto de estudo do grupo.  Os autores são apresentados, em um texto base, por um dos estudantes e a partir deste, é feita uma discussão sobre os tópicos, fazendo correlação com a realidade.Os principais autores trabalhados são Raymond Willians, Richard Hoggart, Stuart Hall e Ana Carolina Escosteguy, Yúdice e Rubim.
O objetivo do grupo de estudos, baseado pela tríplice pesquisa, ensino e extensão,  segundo o professor é  fomentar a cultura de modo diferenciado dos padrões comerciais, abrindo espaço para que a cultura seja a ponte entre universidade e sociedade. As reuniões acontecem uma vez por mês no Campus Dom Bosco, de 16 às 17 horas. A reunião desse mês será dia 10 de setembro e a subsequente em 15 de outubro. As próximas datas serão divulgadas no página do programa no Facebook. 

Texto: Milla Fernandes 
Edição: Sarah Rios