Guia de Proficiência Multimídia para Jornalistas é traduzido para o português

A professora Mindy McAdams, da Escola de Jornalismo e Comunicação, da Universidade da Flórida, escreveu em seu blog Teaching Online Journalism mais de 15 posts que foram transformados em um manual. Sua intenção era oferecer um guia para jornalistas que estão prontos para aprender como se transformar em jornalistas digitais.

“Essa série desmitifica muitas das novas opções para contar histórias, que têm se tornado realidade graças às ferramentas digitais”, afirma McAdams. Ela ressalta a importância do guia para jornalistas (ou estudantes de jornalismo) que sentem a necessidade de dar um upgrade em suas habilidades, sugerindo que todos sigam além da leitura e coloquem os conselhos citados em uso, imediatamente – no mesmo dia, se possível. 

Segundo Mindy, a tradução foi possível graças aos esforços de Alessandra de Falco, professora de Comunicação Social-Jornalismo da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e pesquisadora da Rede JorTec. O guia foi traduzido e adaptado durante o oferecimento da disciplina Oficina de Jornalismo Online na Universidade. De acordo com a tradutora, a adaptação muitas vezes implicou em: 1.omissão, por exemplo de links inexistentes, uma vez que a versão original foi publicada em 2009, 2.inserção: de poucos comentários relacionados à realidade nacional brasileira.

“Foram traduzidos nos anexos, textos citados por Mindy, necessários para a compreensão de seus posts ou que têm dicas extras valiosas. “Quero destacar que cada post traduzido virou uma aula e uma experiência única para mim, professora sempre aprendiz, e para os alunos iniciados nas práticas jornalísticas digitais”, completa Alessandra. O guia está disponível para download aqui, na Rede de Pesquisa Aplicada Jornalismo e Tecnologias Digitais (JorTec). 

A Rede JorTec tem como finalidade a produção de pesquisa aplicada visando à experimentação e criação de inovações tecnológicas digitais nos processos de captação, produção, empacotamento, transmissão e distribuição de conteúdos jornalísticos nas convergentes plataformas comunicacionais. Atualmente, a Rede conta com 33 pesquisadores das seguintes instituições: UFSCAR, UFMG, PUC-Campinas, UMESP, UNSCS, UEPB, UFSJ, UFES, UFU, UFMS, UFS, UFRR, UFMA, UFSC, PUC-RS e Mackenzie..

Redação: Alessandra de Falco