Intercâmbio: Alunos de Jornalismo já estão em outros países

           

 

Eduardo Gaio, em intercâmbio no México

Nove entre cada dez estudantes pensam em fazer intercâmbio, assim os programas da UFSJ vem recebendo cada vez mais a atenção dos graduandos durante seu período acadêmico. A vontade de conhecer novas culturas e de obter um “plus” no currículo são as principais expectativas dos que disputam essas vagas nas universidades. Desde agosto, alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) estão estudando em Portugal, França e México, através do PAINT, o programa de intercâmbio da própria instituição.

  A aluna Marielle Veloso foi uma das selecionadas pra a bolsa, e atualmente estuda na Universidade do Porto.  Ela explica participou da seleção porque além de ser um sonho conhecer outra cultura, gostaria também de aprender outra língua. “Estou em Portugal há duas semanas e está sendo incrível, aqui estou tendo a oportunidade de conhecer não só os portugueses como pessoas de diversas nacionalidades” conta.

 Eduardo Gaio, que está na Universidade de Monterrey no México, aponta que a forma com que o Jornalismo é lecionado lá é diferente da UFSJ. “Aqui é mais prático e técnico, estamos sempre produzindo e não ficamos regrados somente a teorias”, explica. Marielle e Eduardo lembram que falar uma língua estrangeira e ter um bom vocabulário são essenciais para quem tem o sonho de conhecer outros países. “Não foi minha primeira tentativa. O importante é não desistirmos dos nossos sonhos e corrermos atrás de todas as oportunidades de consegui-lo” finaliza Marielle.

Além dos dois, Sylvio Ribeiro foi selecionado para Université de Reims Champagne-Ardenne na França, e Ana Luiza Fernandes Oliveira Santos para a Universidade do Porto e também passarão seis meses aprimorando seus conhecimentos e imersos em novas culturas.

Ciência sem Fronteiras

Além do Programa de Intercâmbio (PAINT), a UFSJ, por meio do programa Ciência sem Fronteiras do Governo Federal, procura estreitar suas relações com universidades do exterior, apoiando a participação dos alunos neste tipo de proposta. O programa, por sua vez, tem a finalidade de investir na formação de profissionais qualificados, aumentar a presença de pesquisadores e estudantes no exterior e atrair jovens talentos para trabalhar no Brasil.

Os interessados em conhecer e participar dos programas de intercâmbio da universidade devem acessar o site do Programa Ciência sem Fronteiras, e do PAINT.


Redação: Marina Tarôco


Edição: Mariana Ferreira