Jornalismo da UFSJ participa do Encontro Nacional de História da Mídia
Aconteceu Ouro Preto (MG) o 9º Encontro Nacional de História da Mídia, realizado pela Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar) e organizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O evento realizado em junho de 2013 teve como tema central “História da Comunicação ou História da Mídia? – Fronteiras conceituais e diferenças”.
Alunos do curso de Jornalismo da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) participaram do congresso através de oficinas, minicursos, conferências e mesas temáticas. Tiveram também a oportunidade de apresentar artigos nos Grupos de Trabalho (GTs) da segunda edição do Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia.
Ricardo Rios, um dos autores do artigo |
Os graduandos da UFSJ Ricardo Rios, Mario Luiz de Sá, Moema Vianna, Ian Agostini e Thallysson Eliseu, por exemplo, apresentaram dois artigos. Um deles, sobre a história da imprensa de Lavras e orientado pela professora Filomena Bonfim, foi agraciado no Prêmio José Marques de Melo, ficando entre os 14 finalistas em oito modalidades de pesquisa.
O outro artigo segue a mesma linha do primeiro, mas baseado na imprensa de Barbacena e orientado pelo professor Ivan Vasconcelos. “Valeu muito a pena ter participado do História da Mídia, não apenas para o crescimento do currículo, mas também para um aumento do aprendizado. E o nosso artigo sobre Lavras esteve entre os 14, o que é motivo de grande orgulho”, ressalta Ricardo.
Ele ainda diz que “toda a programação foi muito boa e os cursos oferecidos não ficaram apenas na questão histórica. Foi bastante diversificado”. Filomena Bonfim, professora da UFSJ e orientadora do artigo premiado, disse que está muito feliz com a classificação do trabalho, pois este “é fruto de uma conjunção de esforços de um grupo de alunos que perseguem insistentemente patamares mais elevados”.
A professora acredita ser fundamental esses primeiros passos na vida acadêmica dos estudantes, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento da auto-confiança. “Qualquer aluno disciplinado e comprometido com um bom desempenho em sala de aula, pode produzir trabalhos científicos que merecem destaque na academia”, acredita. Ela completa que, tendo um objeto – como uma pesquisa científica – em foco, as tarefas deixam de ser árduas e se tornam processos de realização pessoal, resultando em reconhecimento.
Professor Jairo Faria Mendes em mesa temática |
O congresso teve parceria com o Fórum das Letras, tornando possível a presença de grandes nomes do jornalismo, como Lucas Figueiredo e Mino Carta, da Carta Capital. A aluna do 3º período de Jornalismo, Fernanda Rezende, conta que o evento foi muito bem organizado. “Foi um verdadeiro aprendizado. Sai de lá com a mente mais aberta e cheia de ideias. Participei de dois minicursos, duas oficinas e uma mesa de debate”, destaca.
O professor da UFSJ Jairo Faria Mendes também esteve presente no 9º ENHM. Jairo foi um dos convidados da mesa temática “História da imprensa em Minas Gerais”, que aconteceu no último dia do evento. Ao final da mesa, distribuiu para o público um exemplar do livro “Impasses e Perspectivas da Imprensa em Minas Gerais”, feito em conjunto com a Universidade, e a revista de poesia “Desencontro Desmarcado”, do Festival de Inverno de São João de-Rei.