Lei de Incentivo à Cultura concede mais de R$ 115 mil para projeto de Jornalismo

Foto: Divulgação

A aluna Mariana Fernandes, do 6º período do curso de Jornalismo da UFSJ, teve seu projeto “Terra dos Biscoitos Falantes” aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais (LEIC). O orçamento total de R$115.335,00 será destinados a realização de um documentário, cujo tema abordará as tradições orais que envolvem a culinária artesanal dos biscoitos de São Tiago. 

Mariana, que já é graduada e pós-graduada em filosofia pela UFSJ, conta que foi entre a Graduação e a Pós que começou a se interessar pelo audiovisual. Foi quando decidiu escrever um projeto cineclubista para o Ministério da Cultura, o AudiovisUAI, que foi aprovado em 2010, onde é discutido a linguagem cinematográfica, promovendo a inserção social da comunidade de São Tiago, sua cidade natal.

Na mesma época, Mariana entrou para o curso de Comunicação da UFSJ, “No curso de Jornalismo foquei todo meu interesse em audiovisual e fortaleci a ideia que sempre me acompanhou, a comunicação regional”, explica Mariana, que começou a realizar seus próprios documentários. O primeiro deles “Cine Odeon – Memórias Sonoras” foi produzido de forma totalmente independente, com apenas um câmera fotográfica, quando ela ainda estava no início do curso de Jornalismo. Ele foi exibido na inauguração do Cineclube AudiovisUai de São Tiago e também no Inverno Cultural da UFSJ. 

Foto: Divulgação

Aos poucos, Mariana foi aumentando suas produções, fazendo parcerias com instituições culturais e prefeituras. Entre 2011 e 2012, ela realizou mais três documentários independentes, além de trabalhos mais curtos em audiovisual e fotografia. Durante um ano desenvolveu o projeto “Terra dos Biscoitos Falantes” e conta que a aprovação dele na LEIC foi uma realização gratificante e que “Agora é desenvolver e executar a proposta com dedicação, pra que o resultado seja positivo e agrade ao público”. 

Ela explica que o documentário será lúdico, misturando cenas reais e encenações, mostrando os costumes culturais que envolvem a gastronomia local, tais como poesias, cantigas, entre outros. O documentário tem previsão para ser lançado em dezembro de 2013. Você pode conferir muitos dos trabalhos de Mariana em seu blog www.marianacaputofernandes.blogspot.com.br.

 

Redação:  Fernanda  Morais
Mosaico Comunicação Jr. 
Edição: Alessandra de Falco