O dia-a-dia do estagiário em assessoria de comunicação
A assessoria de imprensa é uma das áreas que mais emprega jornalistas no país. No campo dos estágios não poderia ser diferente, fazendo assim com que vários alunos do curso de jornalismo da UFSJ atuem nessa área.
A aluna Thayanne Nascimento, 6º período, é uma delas. Há quase 6 meses trabalhando na Emater -MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), regional São João del-Rei, Thayanne é responsável por produzir release e sugestões de pautas para os veículos de comunicação da cidade e toda a região, mas não é só isso.
O estágio é de grande importância para o universitário colocar em prática tudo o que aprende no ambiente acadêmico. Thayanne destacou as técnicas adquiridas na sala de aula e que usa diariamente na Emater. “O Professor Ivan Vasconcellos nos mostrou que a assessoria atualmente não se pauta em produzir releases de forma robótica e disparar eles para os meios de comunicação. Sempre quando temos uma pauta interessante aqui na empresa, ligo para os veículos de comunicação que abordam sobre Assistência Técnica e Extenção Rural e que têm produtores rurais como público e vejo se estão interessados na pauta. É incrível como um mero detalhe faz toda a diferença”, ressaltou.
Além de aperfeiçoar as habilidades no jornalismo, a aluna ressalta que estagiar como assessora de comunicação em uma empresa tradicional como a Emater é desafiador.”Trabalhar aqui me fez ter argumentos sólidos para debater com pessoas que têm um estereótipo da profissão. Jornalista não serve apenas para diagramar jornal, para redigir matérias ou aparecer na televisão. Jornalista é muito mais que isso. Por trás de uma empresa de sucesso sempre existirá um jornalista nos bastidores. Aprendi na prática que qualquer empresa ou organização deve ter um assessor de comunicação, tanto para organizar e motivar a comunicação interna quanto para tentar projetar e solidificar uma imagem para determinado público alvo”, explicou a estudante.
Thayanne também deu dicas para quem ainda não está em uma estágio formal. “Aproveite todas as oportunidades que a faculdade disponibiliza. Aproveite tudo! Por mais desafiador que seja, esse é o momento de fazer o que gosta e aproveitar os recursos que a universidade oferece. É o momento de tentar, errar e aprender com o próprio erro. Não fique parado, em hipótese nenhuma!”, finalizou.
Texto: Sarah Rios
Edição: Alessandra de Falco