Profissão: o diário de uma produtora de rádio
O rádio é um dos meios de comunicação mais populares do mundo. Dentre os diversos profissionais que trabalham neste veículo, o produtor é um dos que se destaca. Aluna do 8º período de jornalismo da UFSJ, Rhafaela Resende, exerce a função na Rádio Vertentes desde março de 2014.
A aluna é responsável pelo jornal da emissora, realizando todas as entrevistas, além do levantamento e cobertura de pautas, bem como manutenção de rede social e abastecimento do site da rádio. As diversas funções proporcionaram a estudante uma visão sobre a representatividade do rádio na sociedade, apesar dos outros meios. “Este veículo tem um papel importante na difusão da comunicação, haja visto que a sua abrangência determina o contato de muitas comunidades com a informação”, destacou.
Sobre os ensinamentos adquiridos no curso e levados para o dentro do trabalho, Rhafaela ressaltou a prática como um dos aspectos mais importantes. “Na minha função na Rádio Vertentes, posso colocar em prática a produção dos textos jornalísticos, além de trabalhar com o imprevisto, as informações de última hora, que requerem criatividade, além de conhecimento específico para cada situação que a matéria pressupõe”, contou.
Para quem quer seguir a carreira como produtor (a) a estudante destaca a importância de se manter atualizado sobre todas as áreas. “A pessoa que quer seguir essa carreira precisa ter conhecimento profundo da maior parte dos assuntos. Conhecer as novidades, sem se esquecer das tradicionais questões que permeiam a nossa sociedade”, finalizou.
Texto: Sarah Rios
Edição: Sarah Rios