Show encerra semana de oficinas e debates
Muita música, danças e expressões culturais do pluralismo brasileiro fecharam a V Semana Acadêmica de Jornalismo da UFSJ com chave de ouro. A iniciativa por meio do Programa de Extensão 5ª cultural trouxe como atração grupos de danças e o duo de Samuel e Tales que trouxeram músicas autorais e versões de diversas músicas populares do cenário nacional. As apresentações agitaram o campus Tancredo Neves (CTan) até as 22h, deixando ótimas expectativas para o próximo ano!
Durante a Semana os alunos puderam participar de várias oficinas e mesas-redondas, como formações importantes e complementares ao ensino. A Oficina de Photoshop ocorreu no dia 18 de maio no laboratório de fotografia, sendo ministrada pela Mosaico – Empresa Júnior de Comunicação. Cada participante pôde escolher imagens e verificar funções do programa na prática. A oficina foi importante como uma iniciação, com o objetivo de familiarizar os participantes com o programa, sua interface e todos os seus recursos.
A Oficina de Locução aconteceu ontem e segue hoje, 20 de maio, no laboratório de rádio. Está sendo ministrada pelo técnico de rádio Bruno Caputo. Passando um pouco sobre a história da evolução da rádio e da voz de seus locutores, Bruno ressalta como todos podem ser radialistas se conseguirem dominar a entonação e atuação. A oficina também conta com algumas atividades práticas como exercício de aquecimento de voz e a gravação de texto curto.
Na oficina de WebDocumentário, realizada na segunda e terça-feira, o documentarista Richardson Pontone abordou especificidades do documentário criado para a web. Já a oficina de Cinema Comentado, ministrada pelo jornalista Leandro Lopes, aconteceu no dia 18 de maio. Nela os alunos tiveram a oportunidade de assistir o documentário do oficineiro Um humanista por acaso escritor, que homenageia o escritor José Saramago.
Fellipe Faleiro está cursando o sétimo período de jornalismo e aproveitou as oficinas da Semana Acadêmica para ter mais experiências práticas dentro do curso. “Essas oficinas são importantes, pois ajudam os estudantes a entenderem um pouco mais do que o curso pode oferecer, muitas vezes os alunos se veem desmotivados e as oficinas ajudam a exemplificar o trabalho que eles poderão desenvolver”, explica o aluno. Ele participou da oficina de Cinema Comentado e da Oficina de Escrita Criativa, ambas focadas no lado criativo e crítico do comunicador.
Leandro Lopes, oficineiro de Cinema, trabalha no núcleo de reportagens especiais da Rede Minas e aproveitou a oficina para compartilhar com os futuros-jornalistas curiosidades da profissão. Quanto à inspiração, ele recomendou que os alunos busquem sempre algo diferente, mesmo que isso se prove mais difícil: “Para quem quer produzir algo fora do comum: procurem outras possibilidades, tanto de trabalho quanto de felicidade”.
Sejam felizes, colegas! Desejamos que a Semana tenha sido de muito aprendizado e boas ideias para todos!
Texto: Beatriz Estima, Maria Júlia Rodrigues, Júlia Benatti e Dani da Gama
Revisão e edição: Dani da Gama
Imagens: Maria Júlia Rodrigues