Estudantes participam de palestra com o coordenador da Rádio Emboabas

Atividade uniu o ambiente acadêmico com a realidade do mercado local

No dia 30 de setembro, os estudantes das turmas A e B da disciplina Oficina de Radiojornalismo, ministrada pela Profa. Luciene Tófoli, se reuniram para participar de um bate-papo com o coordenador do Grupo Emboabas de Rádio, Fábio Iarede.

Durante a palestra, Fábio contou um pouco de suas experiências no mercado de comunicação em várias cidades do Brasil e reforçou alguns pontos que considera serem essenciais para a prática jornalística. Confira:

– “A pauta não está dentro da redação. Ali tem matéria pronta. Eu acesso um portal de notícias e vejo uma matéria pronta. A pauta começa a ser encontrada no momento em que o repórter está na rua”.

– “Hoje em dia, não existe mais a barreira tecnológica (no que se refere a atuação do jornalista). Agora, o desafio é a produção e a boa condução do conteúdo”.

– “É fundamental reconhecer caso tenha errado.”

Depois da exposição feita pelo radialista, as turmas puderam tirar dúvidas sobre as atividades da Emboabas em São João del-Rei, cujo a estreia data de 1978, e assimilar um pouco da trajetória profissional do palestrante.

Para a professora Luciene Tófoli, “momentos como esse, em que podemos unir a academia com a realidade do mercado, são fundamentais para a consolidação da formação de jornalista”.

Texto: Lorene Souza e Arthur Raposo Gomes

Foto: Lorene Souza