Foca(s) na Leitura com Jairo Fará
A seção do Foca (s) na Leitura de hoje, é com o Professor Jairo Fará que exerce suas atividades na UFSJ desde o princípio do curso, há aproximadamente 8 anos, lecionando disciplinas voltadas para o jornalismo impresso. Apreciador do universo das Artes, Jairo não limita-se apenas á literatura, mas aventura-se pelas artes visuais, compondo criativamente vídeos – poemas.
Abaixo segue a lista com os títulos listados pelo professor. Boa Leitura!
- Os Sertões: A primeira dica é um clássico da literatura Brasileira. O Livro é resultado de um trabalho jornalístico feito por Euclides da Cunha, que cobriu a Guerra de Canudos, no final do século XIX. A obra relata a luta dos miseráveis, dos excluídos, do povo contra o Estado. De acordo com Jairo: “É um livro importante para a formação do jornalista, até porque é tido como nossa primeira experiência de jornalismo Literário”.
- A Guerra do Fim do Mundo: Livro de autoria de Mário Vargas Llosa, a narrativa também aborda questões ligadas ao sertão, com uma dose de ficção, mas sem perder o elo com os aspectos correspondentes às mazelas da sociedade.
- Degraus do Pentágono: O livro é de autoria de Norman Mailer, que foi um dos escritores que tiveram maior influência na contracultura americana, sendo considerado um dos criadores do New journalism. A obra trata dos movimentos de oposição contra a guerra no Vietnã. O autor foi duas vezes premiado com o prêmio Pulitzer nos anos de 1960 e 1980. A sua experiência militar durante a segunda Guerra Mundial e violência do conflito foram primordiais em sua carreira como escritor, teatrólogo, roteirista e jornalista.
- Hells’s Angels: Obra do jornalista Hunter Thompson, marca a inauguração do Gonzo Jornalismo. O livro narra a experiência de Thompson ao conviver por um ano com a gangue de motociclistas Hells’s Angels que aterrorizava com seu instinto violento a sociedade America da época.
- O Reino e o Poder: Gay Talese é autor, editor e ensaísta. O Livro conta a história de um dos Jornais mais influentes do mundo, o New York Times, numa combinação de técnicas descritivas do romance com o realismo da não- ficção.
- Chatô- O Rei do Brasil: O autor é Fernando de Morais. A obra é uma biografia do jornalista, empresário e político Assis Chateaubriand. Um dos principais nomes da comunicação no Brasil, Chatô, foi dono dos Diários Associados, um dos maiores conglomerados de mídia da América Latina.
- Jornalismo Diário: Tratando-se de técnicas jornalísticas, o livro de autoria Ana Stela de Sousa Pinto é referência ao apresentar passo a passo dicas e recomendações para os profissionais da área.
Texto: Thais Andressa
Revisão: Julia Benatti