MUSIK EXPEDITION: Expedição de música, cultura e aprendizagem

Aconteceu em São João del-Rei, a cidade dos sinos, a realização colaborativa MUSIK Expedition: Expedição Musical do Instituto Spix & Martius em parceria com o Forno Harmônico. O evento começou no dia 16 de agosto e teve seu encerramento no dia 27 do mesmo mês.

Durante as duas semanas foram oferecidas oficinas de coral e orquestra, recitais, concertos, palestras e workshops de gestão cultural e produção de audiovisual. O objetivo é promover o intercâmbio cultural entre instituições musicais de São João e região com a Alemanha, difundindo o repertório sinfônico alemão na cidade e a música barroca mineira em orquestras e corais alemães.

Os principais destaques foram as participações da cantora alemã Katharina Borsch e do regente Christian Jeub da Universidade de Música de Koblenz. Esse último ministrou as Oficinas de Coral e Orquestra, da Universität Koblenz-Landau (Koblenz-ALE), Gürzenich-Chor (Colônia-ALE) e Óperas de Nuremberg e Gelsenkirchen.

Alicia Antonioli, assistente de comunicação e responsável pela divulgação do MUSIK nas redes sociais, comentou seu trabalho no evento “eu aprendi muito, pois por ser um festival colaborativo, a participação foi totalmente espontânea, ou seja, a gente trabalhou de graça e por vontade de trabalhar, pelo prazer de divulgar um evento cultural”. Ela também ressaltou que além de ganhar com base na experiência pode-se também ganhar no conhecimento, aprendendo sobre design, audiovisual, planilhas e marketing.

O evento que conta a colaboração de voluntários oferece para os interessados oficinas durante a sua realização. Tamires Tribst, assessora da MUSIK ministrou a oficina de podscat em parceria com Allyson Rodrigues, aluno de Ciências da Computação da UFSJ. Sobre a parceria ela diz: “Foi um convite feito por ele, pois o Allyson desenvolve uma pesquisa da IC em software livre e podscat, e me pediu ajuda para trabalhar esse suporte como gênero midiático. Achei bem tranquilo por ser um assunto que domino, mas é claro que precisei me preparar”.

A programação completa da MUSICK: Expedition você encontra aqui .

Texto: Camille Gallo

Revisão: Julia Benatti