Aluna tem TCC selecionado pela ABRAJI

TCC Bruna

Bruna (de branco) na apresentação do TCC com os professores Cristiano Otaviano, Jairo Farias e a orientadora Alessandra de Falco

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) anunciou no último dia 20 os Trabalhos de Conclusão de Curso selecionados para participar do 11º Congresso de Jornalismo Investigativo, a ser realizado de 23 a 25 de junho deste ano. Foram 35 trabalhos analisados, em um número recorde de inscrições. Entre os seis trabalhos escolhidos está o inovador e cativante livro-reportagem em quadrinhos de Bruna de Faria, formada este ano no curso de Comunicação Social da UFSJ. Usando seu talento especial para o desenho, Bruna põe em foco a vida de 8 pessoas, relacionando suas histórias a letras de canções.

As opções foram naturais para Bruna: “Eu escolhi o jornalismo em quadrinhos por uma afinidade pessoal – amo ler e produzir – e por crer, verdadeiramente, nesta nova proposta”, afirma. Ela crê, ainda, que a união entre imagens e texto aproxima do diálogo e facilita a compreensão da informação, permitindo uma “contextualização do leitor em todo ambiente em que o fato acontece”.

Quanto a relacionar as histórias com músicas, Bruna explica: “Eu sempre fui daquelas que tinha uma letra de música para cada momento da vida – e acho que todo mundo é assim”. E conta: “Em um trabalho, tive contato com um jovem que trabalhava no campo e seguia o caminho do pai, ainda que tivesse outras ambições. Lembrei de imediato da música Marvin dos Titãs, ‘sem perceber seguia a mesma trilha'”, conta. Assim surgiu a ideia do livro.

Já, na escolha por contar histórias de pessoas comuns, Bruna seguiu uma tendência que vem ganhando espaço no jornalismo. Ela considera que resgatar essas narrativas lhe permitiu perceber “como o jornalista pode esbarrar em pessoas incríveis que não estão na grande mídia, estão nas ruas, no comércio, na barraquinha de pipoca”.

Bruna ficou entusiasmada com o resultado e sua participação no congresso, e agradece à professora Alessandra de Falco, que orientou o TCC e lhe indicou esta oportunidade. A estudante já participou do evento em 2015, apresentando um artigo sobre a produção de reportagens em quadrinhos para a Agência Pública. Lá ela recebeu a indicação do trabalho de Robson Vilalba, que realizou uma série em quadrinhos sobre a ditadura militar (saiba mais nessa matéria).

Com as dicas recebidas e a participação no debate sobre a ferramenta, Bruna consolidou a ideia que se desenhava desde o começo do ano, de usar os quadrinhos em seu TCC . “A participação no congresso no ano passado foi uma motivação imensa. Tive a oportunidade de ter contato com grandes jornalistas brasileiros e de me aproximar da produção jornalística, efetivamente”, afirma.

As inscrições para o encontro podem ser feitas com descontos até o dia 31 de maio pelo site do evento. O congresso terá painéis exclusivos para apresentação dos TCCs selecionados, onde o livro de Bruna será apreciado. Mas você não precisa esperar e pode conhecê-lo agorinha mesmo, é só visitá-lo aqui.

Texto: Dani da Gama